Bem-vindo ao SusCity

Um projeto MIT Portugal financiado pela FCT Fundação para a Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação e Ciência, EDP Distribuição, ADENE, R&D Nester; Novabase e ITds.

Contacto: suscitysuscity@gmail.com

SC_bigLogo

O PROJETO SUSCITY

… é focado no desenvolvimento e integração de novas ferramentas e serviços para aumentar a eficiência dos recursos urbanos, com impactos ambientais mínimos, contribuindo simultaneamente para promover o desenvolvimento económico e preservar os níveis reais de confiabilidade. Dada a dispersão de agentes produtores de dados a nível urbano (concelhos das cidades e vilas, serviços públicos, organismos e institutos públicos e empresas) levam a resultados mistos na aplicação de indicadores em diferentes ambientes e às vezes com pouco ganho no desempenho urbano, nomeadamente em termos de sustentabilidade.

O que pretendemos?

Este projeto tem como objetivo fazer avançar a ciência da modelação de sistemas urbanos e representação de dados suportados pela recolha urbana e processamento de “big data”, com o duplo objetivo de permitir e demonstrar um conjunto de novos serviços que exploram oportunidades económicas associadas com a transição para o desenvolvimento sustentável dos sistemas urbanos . Este projeto envolve quatro universidades portuguesas, um laboratório associado e um Laboratório Nacional, o MIT e um vasto conjunto de instituições públicas e privadas, nomeadamente: EDP Distribuição, Câmara Municipal de Lisboa (CML), IBM, Agência de Energia Português (ADENE), ITds, Rede de Energia Nacional (REN / R&D Nester), Novabase e PowerGrid. Em termos de progresso da investigação/resultados obtidos até à data:

  • Já é possível caracterizar o consumo de recursos residenciais na escala do bairro e o através de uma ferramenta que permite visualizar e quantificar armazenamento e fluxos de materiais e energia;
  • Identificação da informação relacionada como a cidade que cada Pacote de tarefas de trabalho (PTT) pretende adquirir e gerar.

img_SUSCITY

Assista ao nosso vídeo

SC_logosApoios